EMBALAGENS BIODEGRADÁVEIS INBIOPACK PARA UM PLANETA SEM LIXO PLÁSTICO
O plástico tem se mostrado um material de grande utilidade para a humanidade. A maleabilidade e capacidade de transformação mediante emprego do calor, pressão ou reações químicas dão ao plástico condições para sua utilização como matéria-prima dos mais variados objetos.
Mas não é só de vantagens que vive o material.
Em 2020, segundo dados da Abrelpe (Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública), o volume de plástico descartado no Brasil aumentou: foram 13,3 milhões de toneladas – 15% a mais que no ano anterior.
Fonte: WWF Brasil
Em outras palavras, do ponto de vista ambiental, o aumento do descarte inadequado dos próprios resíduos plásticos abre um debate intenso sobre seus efeitos no ambiente, como a contaminação da fauna e flora terrestres e os oceanos.
Fonte: ECYCLE
Por isso, além de ajudar nossos clientes encontrando soluções para seus produtos transportados, a Pack Solution tem consciência de sua responsabilidade para com o meio ambiente, seus clientes e a sociedade, oferecendo desta forma soluções ecologicamente corretas, que auxiliam e procuram auxiliar cada dia mais na redução dos danos ambientais.
CONHEÇA UM DOS MATERIAIS ECOFRIENDLY DA PACK SOLUTION
Bioplástico Biodegradável
Material que pode ser obtido de fontes renováveis (polietileno ou polipropileno derivados do Etanol – do milho, da cana de açúcar, da fécula de mandioca etc) ou fósseis (fração de petróleo ou gás natural) e se caracterizam pela biodegradação total em curto espaço de tempo.
Ao contrário do que muitos pensam, não é a origem de um material, fóssil ou renovável, o fator que determina sua capacidade de ser biodegradável. O que precisa ser biodegradável é o produto final.
COMO FUNCIONA A BIODEGRADAÇÃO DESTE NOSSO MATERIAL
Ao receber um aditivo pró-degradante, o bioplástico comercializado pela Pack Solution degrada e biodegrada de forma acelerada por influência de oxigênio, luz, temperatura e umidade.
A Biodegradação do material descartado no ambiente não gera microplásticos (pequenos resíduos plásticos que contaminam oceanos). Ela resulta em CO2, H2O e Biomassa.
COMO SABER QUE O MATERIAL É BIODEGRADÁVEL?
“Os materiais são biodegradáveis quando avaliados, ensaiados, aprovados e certificados pela OPA e InBioPack de acordo com normas, as quais são utilizadas para comparar o desempenho de plásticos que se biodegradam em vários ambientes de descarte, conforme avaliação conduzida por laboratórios independentes.”
Fonte: InBioPack
RECICLAGEM
Por que reciclar?
Em sua maioria, os materiais plásticos ocupam muito espaço nos aterros devido a dificuldades de compactação e por sua baixa degradabilidade.
As embalagens plásticas convencionais lançadas indevidamente no ambiente contribuem para:
Existem hoje, no país, programas de coleta seletiva desenvolvidos por prefeituras, empresas, universidades, condomínios, escolas, etc.
*Procure saber se alguma destas iniciativas está sendo implantada ou já existe em sua região, lembrando ainda que o material separado também pode ser encaminhado para cooperativas e sucateiros.
Fonte: http://www.recicloteca.org.br/?post_type=material-reciclavel&p=73 (Recicloteca)
Os Bioplásticos da Pack Solution, certificados pela Biodegradable Plastics Association (BPA) e InBioPack, também podem ser reciclados juntamente com os plásticos convencionais, dando origem a um novo produto. O material biodegradável também pode ser fabricado a partir de plásticos convencionais reciclados.
CURIOSIDADES
Você sabe a diferença entre um plástico biodegradável e um compostável?
a) O compostável tem que biodegradar 90% em até 180 dias em usinas industriais de compostagem, mas não vai biodegradar fora deste ambiente específico e artificial.
b) O biodegradável por processo de oxidação vai biodegradar 100% em ambiente aberto na natureza.
A biodegradação de ambos resulta sempre em água, biomassa e dióxido de carbono. Apenas o compostável gera metano se a compostagem não tiver o oxigênio presente.
FATO OU FAKE
Fake: Bioplásticos Biodegradáveis Pack Solution geram microplásticos.
O que gera microplásticos é a degradação dos plásticos comuns não biodegradáveis, dos compostáveis fora de usinas de compostagem e dos falsos plásticos biodegradáveis.
Fake: Plástico em polietileno, chamado de PE verde (origem na cana-de-açúcar) é biodegradável.
Na verdade este plástico não é biodegradável, é igual ao polietileno não biodegradável de origem fóssil.
Fato: O bioplástico da Pack Solution é reciclável juntamente com os plásticos comuns e pode dar origem a um novo produto.
Fake: Poliestireno e PET são biodegradáveis quando produzidos com aditivos oxibiodegradáveis.
Na verdade, a biodegradação de produtos em PET, PS, EPS, HIPS é muito pequena e lenta quando produzidos com aditivos. Não existem comprovações e laudos de biodegradação por oxibiodegradação significativas para estes produtos. Não se deixe enganar.
Fato: Sua garantia ao adquirir um aditivo ou uma embalagem bioplástica como a da Pack Solution é exigir as certificações emitidas pela OPA e InBioPack.
Fake: Plásticos biodegradáveis testados usando a norma ASTM 5511.
Essa norma não contém critérios de aprovação para os quesitos biodegradação e ausência de resíduos nocivos, e não permite a rotulagem do produto como sendo biodegradável.
Fato: Existem normas sobre bioplásticos biodegradáveis e leis espalhadas pelo mundo onde somente plásticos biodegradáveis podem ser utilizados como embalagens plásticas.
Fonte: InBioPack